quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tentando fazer diferente...

Oi pessoal!

Td bem com vcs?

O blog anda parado porque tenho andado muito reflexiva ultimamente. É blog de moda, blog de beleza, blog disso disso e daquilo em tudo o que é lugar. Os blogs realmente tomaram conta de tudo. E blog passa uma mensagem de coisa "caseira", "vida real", "cool lifestyle"... pelo menos acho que era essa a ideia.

Eu amava tanto passear pelos blogs da vida, mas hoje em dia estou muito sem paciência, confesso. O que era para ser um diário pessoal, virou um verdadeiro mercado de incentivo ao consumo descontrolado, infelizmente. Ninguém precisa usar uma roupa diferente todo santo dia para ser feliz, nem mesmo de 239 cores de sombras diferentes... e olha que eu nem estou falando de marcas, estou falando dos produtos em si. Porque quanto à questão das marcas, tenho sido radical: não precisamos nos preocupar com marcas e ponto final. Precisamos nos preocupar com qualidade e custo-benefício. Se uma marca costuma sempre ter um bom custo-benefício, ou seja, produtos de qualidade com preço justo, ótimo! Mas isso não significa que foi o rótulo que deixou a roupa melhor... foi a roupa que "fez" o rótulo, se é que vocês me entendem.

E olha, não sou uma pessoa tão radical assim na minha vida, mas esse consumo que os blogs está me fazendo repensar tudo, realmente. Não recrimino que tudo isso esteja acontecendo, porque, afinal, isso já era esperado: vivemos num mundo capitalista e qualquer coisa que faz sucesso é uma fonte de lucro em potencial. E com os blogs não seria diferente: estão fazendo muuuuito sucesso e fazendo circular muito din din por aí.

Tá, mas o que eu quero dizer com isso tudo?

Quero dizer que quero fazer diferente. Tenho que parar de ser ingênua. Porque eu leio um blog e sempre acho que me identifiquei com a autora... e hello, blog não é vida real!. Pelo menos não é como a minha vida real. A vida real das blogueiras e ir cada dia numa loja diferente e experimentar roupas, tirar fotos, postar... Comprar o último lançamento da Prada, Chanel, YSL...

Sem contar que está tudo tão globalizado que é muito fácil identificar nas ruas quem são as leitoras de blog: estão todas uniformizadas com as tendencinhas do momento: color block, animal print, it bag, pulseirismo... Boring! Moda para mim é ter um estilo pessoal e único (afinal, só existe você no mundo igual a você mesmo), é o jeito de mostrar a sua personalidade através apenas da sua roupa. Isso é que é incrível! E, se você quiser, dá para "participar" de todas essas tendências sem perder o seu estilo próprio.

Baseada nesse raciocínio, comecei a perceber que estilo é a sua marca pessoal e o melhor jeito para conseguir isso é o minimalismo. Quanto menos coisas, melhor, mais rápido você conseguirá definir o seu estilo. Vou explicar melhor: quando a gente usa muito um sapato de determinado estilo, quando um amigo vê esse sapato em outro lugar, ele não fala "é a sua cara!"? Pois é. Se você tem 300 pares de sapatos, vai ser muito difícil que eles tenham a sua cara, concordam?! (a não ser que você seja uma centopéia). Ter aquele blazer que é a sua cara, aquele sapato que é a sua cara, aquela pulseira que é a sua cara, aquela maquiagem que é a sua marca registrada.... enfim, isso sim é que é legal!!!! E, na minha opinião, os blogs não tem muito ido por esse caminho. É comprinha nova todo santo dia.... cansei disso!!!!!!!

Não quero ficar triste porque não tenho todas as coisas da moda, não tenho váááários pares de sapato, nem tenho maquiagem da MAC, por exemplo. Mesmo que eu tivesse dinheiro para tudo isso, não quero ser assim! Quero ser quem eu sou, porque, apesar de moda ser super legal, não é ela quem me define. Sou eu que me defino. E eu defino o que vou vestir. Isso é minha marca pessoal.

Como os blogs vão continuar do jeito que estão... e provavelmente irão até ficar cada dia mais "mercadológicos" e  menos pessoais do que já estão, então o que nos resta é uma mudança de atitude. Por isso tudo, eu continuarei visitando muitos blogs para me inspirar (porque não sou hipócrita para dizer que não mais visitarei), usarei os meus mesmos pares de sapatos até quando eles aguentarem, e combinarei minhas mesmas roupinhas do meu jeito, imprimindo a minha marca pessoal. Isso sim é estilo.

Beijos,
A Acumuladora.

4 comentários:

  1. Pat, o seu post está INCRÍVEL!!

    Quantas vezes não me vejo um pouco inconformada com as coisas que vejo nos blogs?
    LEIO SIM, mas não deixo de ficar assustada..e de fato, podemos nos inspirar, mas temos de viver de acordo com a nossa realidade..e nos sentir-mos bem com o nosso estilo...ESTILO PRÓPRIO. Li um livro da Constanza esse tempos atrás e achei vários trechos bacanas...concordei quando ela fala que quem tem menos opções ( e até menos $), pode se vestir melhor que muitas abastadas, pois só irá comprar o que necessita, o que gosta e não será tão facilmente levado por modismo..claro, isso pode acontecer ou não.

    Eu começei a acompanhar os blogs em 2009, qdo a Debs me encaminhou um email seu, que tinha uma relação deles, rs. Pude perceber que nesse período diversas blogueiras mudaram MTO. E tudo tem de ser visto com parcimônia, pois eles são SIM ferramentas que nos leva ao consumismo desenfreado..já senti isso na pele, vi peça X e já quis comprar, sapato Y e corri comprar (claro que não acontece com todo mundo!).

    Um exemplo: ontem mesmo vi a tag do futilish "comprinhas da semana"..toda vez que vejo, penso: meu Deus, isso ela compra só numa semana! rsrs
    Acaba que a maioria das blogueiras, embora mostrem diverças tendências, não tem estilo próprio...é sério..acham que tem, mas não tem..TODAS de bolsinha Chanel..e mtas, na vida particular, devem fazer loucuras para consegui-las, outras, tem vida de princesa..

    E nem vamos falar daqueles blogs que mostram o circuito dourado dos Jardins..surreal..

    Seu post é bastante reflexivo..é bom tê-lo em mente cada vez que fomos espiar o cantinho encantado das bloggers...

    Bjoo

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!!!!!!!!!!!!
    Que bom que vc gostou! Pensei muito se iria escrevê-lo ou não porque, querendo ou não, sou uma blogueirinha tbm!!!! hahahaha
    Eu tenho achado que as blogueiras mudaram muito. Estão todas passando uma imagem de que o fútil é o essencial. E não é! Não preciso de uma Chanel para ser feliz! E estão todas I-G-U-A-I-S. Sem tirar nem pôr. Um dia desses vi uma menina na rua com um look idêntico ao de uma blogueira (saia plissada longa meio transparente, com o forro até o joelho, e blusa com estampa miudinha de cachorrinho. Foi a coisa mais sem graça que eu já vi na minha vida!).
    A gente sabe que todo mundo tem um lado fútil, mas não dá para viver só de futilidade!
    Eu, por exemplo, comecei a acompanhar o Futilish depois de um post que falava como é fácil se acostumar a pagar caro por peças que não valem tanto a pena. Fiquei impressionada com a lógica da mulher! Fiquei feliz em saber que eu não era a única em ficar super feliz em pagar barato pelas coisas (parece que aqui no Brasil o bonito é pagar caro). Aí comecei a acompanhar o blog achando que seria uma "descoberta"! Não posso negar que foi uma descoberta sim, porque ela tem um bom gosto impressionante (na minha opinião), mas acaba sendo aquele mesmo blog para extravazar a culpa do consumo exacerbado. É um dos meus blogs preferidos, mas eu tenho achado isso...
    E vc falou do livro da Constanza... é bom? Vale a pena comprar? Fiquei curiosa!!!!!
    Amei seu comentário!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Pat, o livro da Constanza é bacana sim, eu gosto desse tipo de leitura, rs..para dar uma distraída. Acho atemporal, posso ler daqui a um tempo e achar bacana do mesmo jeito..se chama Confidencial, peguei a dica com a Barbara do Fashion Gazette, ela é de SJC..

    Abaixo as cópias. Viva o nosso corpo, nossa cabeça e nosso estilo!!

    Bjs, bom feriado!

    ResponderExcluir
  4. Meninas, só vi o post agora!!!!
    Concordo plenamente com vcs!! Muitas blogueiras sao totalmente fora da realidade... Nao podemos perder de vista que esse é o trabalho delas.... Acabam se deslumbrando...
    Encaro os blogs de moda como a Capricho que eu lia na adolescência.... Penso como uma inspiração, fonte de dicas e de novidades.... Mas nao fico passando mal pra comprar.... Acho que tenho mais consciência... De fato fico chocada com a quantidade de compras que as blogueiras fazem.... Mtas vezes acho até que é mentira, pq nao é possível!! os blogs que só dao valor a grife eu nem gosto... Gosto das blogueiras que compram em lojas mais normais....
    Achoq eu elas exageram pq têm que postar todo dia.... Nao dev ser facil! Até revistas têm prazos... Coitadas né! Despirocam!!!!! Hahahah

    ResponderExcluir