quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O "segredo" do delineado

Oi pessoal!

Hoje estou aqui para contar o "segredo" do delineado, rs. Na verdade estou longe de ser uma expert em maquiagem, mas vou contar aqui as coisas que eu fui fazendo para conseguir um delineado que me agrade. Vou colocar as dicas em tópicos para ficar mais fácil de entender. Vamos a eles:

1. Tenha boas armas.
A primeira dica talvez serja uma das mais importantes. Tem que ter um bom delineador! E não tem jeito... acho que só se consegue fazer um bom olho delineado com um delineador porcaria quem é maquiador profissional. Como nós não somos, é importante que o delineador seja bom. 

Já testei o delineador líquido da Avon, aquele da embalagem cinza, da linha Colortrend, e achei horrível. A ponta do pincelzinho é muito dura, ele é ruim de segurar e o preto é super transparente. Tem que passar várias camadas para ficar um "preto claro". Se passar só uma fica apenas uma "sujeira" em cima dos cílios. E o mais grave de tudo: ARDE! Sem maiores comentários, né?!

Aí comprei o delineador líquido da Vult e a coisa já melhorou muito. O líquido tem uma consistência ótima, é bem preto e o pincel é mais fácil de segurar. Sem contar que é baratinho! A única coisa que eu não gostava muito é que ficava um certo brilho "plastificado". Esse da Vult quase não tem esse brilho (o que é ótimo para mim... tenho usado até hoje!), mas eu ainda buscava uma coisa opaca ao extremo.

Até que comprei num bazar do blog Makeupalooza (tem o link ali ao lado) o delineador em creme da Wet and Wild. Posso dizer que foi uma das melhores compras de make que fiz! Ele é ótimo! É um creminho mesmo, super preto e opaco! Ótimo, ótimo, ótimo. Só que delineador desse tipo pede um bom pincel (seguindo a dica das boas armas). Eu estava usando um péssimo até que encontrei esse da foto e achei excelente!


Legenda da foto:
1. Delineador em creme Wet and Wild. Esse pincelzinho vem com ele, mas não é o que eu uso para delinear. Esse pincelzinho em si não é de todo ruim... dá para usar para várias coisas, só não consigo delinear com ele!
2. Close no creminho pretão;
3. Pincelzinho tortinho que eu comprei e amei! Perfeito para passar o delineador. Por incrível que pareça, essa parte torta faz toda a diferença. Esse é da marca QVC e comprei no Armazém da Beleza na Maria Monteiro por poucos dinheiros.
4. Pretão em ação.

2. Entenda o formato do seu olho
Delinear o olho pode ficar lindo, mas também pode ficar muito artificial. Até porque, por incrível que pareça, existem diversas maneiras de fazer o delineado: mais gatinho, menos gatinho, mais grosso, fininho, mais sinuoso, mais gráfico, etc. Eu mesma quando comecei a usar delineador achava que ficava esquisitíssimo, porque não ficava nem um pouco natural. Ok, natural, natural, não vai ser nunca, né?! Mas dá para fazer de um jeito que fique mais orgânico e harmônico com o formato do seu olho. E isso você só aprende com a 3ª dica.

3. Treine, treine, treine. Aí, treine mais um pouco.
Você só consegue começar a delinear de maneira satisfatória depois de muito treino. É com o treino que você aprende a fazer o traço da espessura que você gosta, a fazer o formato que combine mais com o seu olho e, consequentemente, com o seu estilo, e assim por diante. E como o olho delineado é uma das makes mais democráticas que existe (na minha opinião), abuse de qualquer oportunidade para treinar: ida ao banco, ao supermercado, à locadora, à faculdade, etc.

4. Apoie o braço para fazer o traço (rs).
Essa dica complementa a de cima. Quando você for treinar o delineado, apoie o braço em cima da mesa. Sabe aquela regra de etiqueta que fala que é feio colocar o cotovelo em cima da mesa? Pois é, é essa regra aí que iremos quebrar! Coloque o cotovelo em cima da mesa para apoiar o braço que irá fazer o delineado. É uma dica boba, mas faz muita diferença! Com o braço apoiado, fica mais difícil errar o traço!

5. Dê um bom acabamento.
E, por fim, acho que com o olho delineado, os detalhes fazem toda a diferença. Então, a primeira coisa que presto atenção é passar o delineador desde muito rente aos cílios. Na verdade, eu sempre começo delineando praticamente em cima dos cílios para depois ir subindo o traço. Feito isso, passo um lápis preto na linha d'água superior para não ficar nenhum tecozinho de pele aparecendo na parte superior dos meus cílios. Será que deu para entender? É assim: depois do olho delineado, pego o lápis preto e pinto tudo o que for pelezinha que estiver aparecendo desde a linha d'água superior até chegar no delineado propriamente dito. E depois muuuuuito rímel! se não caprichar no rímel, os cílios desaparecem depois de tanto preto em cima dos olhos.

Bom pessoal, é isso. O post ficou grande mas quis mostrar aqui todos os detalhes que eu presto muita atenção na hora de fazer aquele delineado no olho. Espero que tenham gostado!

Beijos,
A Acumuladora.

4 comentários:

  1. Ah, esse eu adorei, Pat!

    O meu 1o delineador foi um líquido e claro, eu só fazia burrada. Toda vez que tentava passar, a história era a mesma - fcava com raiva e acabava retirando com demaquilante.
    Começei a delinear só com lápis preto mesmo.
    Nos blogs da vida, começei a reparar nos tais produtos em gel e pensei em comprar aquele famoso da MAC..mas como eu ainda precisava aprender, comprei um que a Ceridono fez propaganda, o EyeStudio da Maybelline.
    E é nele que eu estou me adptando..e gostando!! Já vi comentários de que ele não seca rápido..nossa, mas eu acho o contrário!! Ele é perfeito....BBB, mas acho que ainda não é vendido por aqui...

    A sua dica sobre apoiar o braço é ótema..mas eu fico em pé, no meu banheiro..haha..ja tentei apoiar o braço no espelho, mas não consigo..vai sem apoio mesmo! rs

    A dica final eu achei interessante..ja tinha lido sobre passar o lápis antes, pois ele te daria um "norte" para o traço do delineador..mas vc faz isso depois, legal..e não borra? Seu delineador seca rápido?

    E SIM, é treino, treino...não estou passando para ir ao mercado, haha..mas qquer saidinha mais "longa"..vou lá passar! hehehe

    Bjosss!!

    ResponderExcluir
  2. Ah..e sobre o pincel! Ele vem com um pincelzinho fino, tipo pincel de batom, que eu até gosto, viu! Mas o chanfrado é melhor!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse delineador é mara! Ele seca bem rápido e depois só sai com demaquilante! Pode lavar com sabão que o danadinho fica intacto!!!!!!! E na verdade, eu passo o lápis bem rente aos cílios meio que por dentro do olho, sabe?! Aí cobre todas as eventuais falhas que ficaram na linha dos cílios... estou louca para comprar esse da Maybelline tbm! Já ouvi falar muito bem! Ele é bem opaco?
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu o acho opaco sim..não tem brilho!
    Bjs

    ResponderExcluir